Imagem de Rodrigo, sapateador do elenco, vestindo macacão na cor bege e sapatos de sapateado na mesma cor. O foco da imagem está em suas pernas e pés: um pé apoiado no chão e o outro no ar, apontando para trás.

Olá!
Que bom que você chegou até aqui!

Somos uma Cia. especializada em sapateado, fundada em 2008 por Renata Defina, na cidade de Ribeirão Preto, SP. Estamos há 17 anos criando e nos reinventando e por isso, ousamos dizer que também somos especialistas em sonhos. Em sonhar novas possibilidades, projetos e processos criativos.

Foto colorida de dois pares de sapato de sapateado na cor preta, dispostos em cima do palco de madeira. Na lateral esquerda, é possível notar uma parte do instrumento percussivo “cajón”.

Somos um coletivo itinerante, pois possuímos tablados de madeira móveis que nos levam para tantas possibilidades de encontro – com pessoas, centros culturais, escolas de dança e diversos locais que se constituíram nosso chão e abrigaram diversos experimentos artísticos.

Muitas das obras aqui dispostas nasceram do simples, potente e corajoso gesto de sonhar. Sonhos que se materializam mediados por nossas áreas de interesse que são: pesquisa em dança, formação de público, produção cultural, acessibilidade comunicacional, ocupação de espaços públicos e contemporaneidade.

Agimos em busca de difundir o tap dance como uma arte não elitista, preocupando-nos com o acesso democrático aos bens culturais que produzimos – espetáculos, oficinas, processos criativos, videodanças e o que mais a criatividade permitir.

Foto em preto e branco de uma sapateadora em cima de um pequeno tablado quadrado de madeira. Ela veste collant preto, saia prateada e sapato preto. Atrás da sapateadora, um estojo do ukulele deitado no palco.
Foram nossos sonhos coletivos e colaborativos que nos trouxeram até aqui. Saudamos a todos e todas que já trabalharam conosco ao longo desses
17 anos de caminhos ritmados.
Retrato da Renata. Mulher sorridente de cabelos curtos e batom vermelho segura dois sapatos de sapateado na frente dos olhos, como se fossem óculos. Ela veste uma blusa preta e está diante de um fundo marrom. A pose é divertida e expressiva.
Renata Defina

Artista, arte educadora e produtora cultural. Mestre em Artes Cênicas - UFU (2023). Terapeuta Ocupacional - USP (2006). Possui especialização em Treinamento Personalizado pela EEFERP - USP (2017) e formação no método canadense Stott Pilates (Merrihew). Idealizadora da Cia. de Sapateado Pé na Tábua, onde desenvolveu diversos projetos culturais e criações coreográficas/dramatúrgicas. Venceu o “Cutting Contest” – Concurso de Improviso de Sapateado do TAP on Barcelona 2011 e recebeu uma bolsa de estudos para o “DC. Tap Festival”, em Washington DC, no ano seguinte (2012). Foi integrante da “BAM Ensemble” de Chicago – EUA (2007). Atualmente, é mediadora cultural do SESI Piracicaba e Limeira.
Retrato da Ana Luiza. Uma mulher jovem em frente a um fundo marrom liso. Ela tem pele clara, cabelos longos e lisos com tons loiros nas pontas e raiz escura. Usa uma camiseta em tom terroso. Está com um leve sorriso no rosto e expressão pensativa, com a mão no queixo e o olhar voltado para cima.
Ana Luiza Yosetake

Artista, arte educadora, produtora cultural, especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA, 2019), enfermeira (EERP/USP, 2015) e empreendedora criativa. Ingressou para a Cia. Pé na Tábua em 2014 e tornou-se intérprete-criadora, produtora e social mídia a partir de 2016. Integrante do coletivo MuDança Ribeirão desde 2014, coletivo que vem se especializando em produções culturais em Dança e que, em 2021, realizou a primeira edição do inovador Festival “Danço, Logo Existo”.
Retrato da Lorena. Mulher sorridente de cabelos cacheados e volumosos posa com uma das mãos na cintura. Ela veste uma blusa rosa de mangas curtas com acabamento ondulado e exibe tatuagens nos braços. O fundo é marrom.
Lorena Ramos

Artista, arte-educadora e pedagoga. Formação pela USP com especialização em História e Cultura Afro-brasileira. Atua como contadora de histórias no projeto @lo.contaumahistoria e integra as companhias Quadro Negro e Cia. Pé na Tábua. A trajetória une ensino e arte: por meio da narrativa oral e da performance, resgata saberes ancestrais e celebra a cultura negra brasileira. Desenvolve uma prática sensível e engajada, que combina didática, pesquisa e expressão criativa para estimular o diálogo sobre identidade, memória e representatividade. A atuação se dá em contextos coletivos e comunitários, ampliando o alcance das histórias e promovendo empoderamento cultural. O trabalho artístico reflete compromisso social e conexão com a ancestralidade.
Retrato do Rodrigo Lima. Um homem jovem sorridente em frente a um fundo marrom liso. Ele tem pele clara, cabelo castanho curto e cacheado, e usa uma camiseta bege por baixo de uma camisa marrom com detalhes escuros na gola e nas mangas. Seu semblante é leve e acolhedor.
Rodrigo Lima

Artista, arte-educador, produtor cultural e designer gráfico. Integra desde 2014 a Cia. de Sapateado Pé na Tábua, atuando como sapateador, oficineiro e intérprete-criador. Em 2022, participou da Extensão Universitária em Curso de Feedback Artístico (DAS Feedback Method), ministrado por Manolis Tsipos na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Em 2024 e 2025 foi jurado no SESI Dance, atuando nas etapas realizadas nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Birigui. Atualmente, atua na cena independente, com apresentações do repertório da Cia. Pé na Tábua e oficinas de criação e sapateado.

Colaboradores

Bárbara Monsignore
Produção Executiva
Marcus Maximos
Música e Sonorização
Carol Cb
Fotografia
Tais Balieiro
Provocação Sonora e Percussão Corporal
Monalisa Machado
Provocação Cênica
Michel Mika
Concepção e Operação de Luz
Guilherme Carvalho
Música e Sonorização
Leonardo Freitas
Música
Gabriela Vansan
Audiodescrição
Lucas Rafael
Intérprete de Libras

Somos um grupo independente, que se move para uma dança de pesquisa.

Transitamos entre a cena artística e ações no campo da educação. Queremos que mais pessoas experimentem o sapateado, como público e/ou como sapateador.